As pontes rolantes desempenham um papel fundamental em instalações de incineração moderna, nas quais rígidas diretrizes de gerenciamento ambiental são aplicadas. É importante que os sistemas de manuseio de materiais operem continuamente com máxima eficiência, desde a chegada do resíduo até a separação e incineração.
Normalmente, há duas pontes rolantes de manuseio de resíduos por cima da fossa de resíduos, e uma delas serve de suporte. A primeira ponte rolante assume as principais funções operacionais, enquanto que a outra estiva em manutenção. A ponte rolante para manuseio de resíduos empilha e mistura resíduos em uma caçamba, a qual logo é carregada no alimentador automático.
A ponte rolante para manuseio de escória carrega escória nos caminhões de eliminação. Um pórtico rolante para turbina pode ajudar a manipular turbinas a vapor, conforme necessário, assim como uma ponte rolante com carro guincho SMARTON®, um guindaste giratório ou outro guindaste ou talha mais convencional podem ajudar a realizar atividades de manutenção.
Se as pontes rolantes pararem, o processo fica paralisado e a produção é interrompida. Os principais fatores ao especificar necessidades de elevação na indústria de aproveitamento de energia a partir de resíduos são a capacidade total de queima dos incineradores de uma instalação, o layout das áreas de manuseio, o tipo de resíduo sendo processado e o resíduo total sendo recebido, assim como o tempo de processamento.